Nome oficial: REPÚBLICA DE GUATEMALA
Data nacional: 15 de setembro (Independência)
PIB: US$ 67,45 bilhões (2007).
Distribuição: Agricultura: 13,8 %
Indústria: 27,9 %
Comércio e Serviços: 58,3 %
Moeda: Quetzal - Q (U$1 = Q 7.60)
Superfície: 108.889 km2
População: 12.000.000
Densidade demográfica: 110 habitantes por km2
Língua oficial: Espanhol. Existem 22 línguas vernáculas que formam parte do patrimônio cultural.
Línguas estrangeiras mais usadas: inglês, alemão, e francês.
Índice de alfabetização: 69 %
Religiões: Católica - 56 %
Evangélica - 40 %
Religiões maias tradicionais: 1%
Outras - 3 %
Cinco principais cidades: Cidade de Guatemala.............. 3.000.000 hab
Quetzaltenango......................... 427.600 hab
Escuintla................................... 378.300 hab
Mazatenango............................. 198.500 hab
Cobán........................................ 75.000 hab
GUATEMALA - BREVE HISTÓRICO
País da América Central, banhado pelo Atlântico (Mar do Caribe) e Pacífico, limitado a oeste e a norte pelo México, a leste pelo Belize e por Honduras, e a sul por El Salvador.
Seu nome vem de origem indígena local, que poderia ser a partir do vocábulo Quauhtematlan, que significa "lugar das pilhas de lenha", ou do Quhatezmalha, "montanha que mina água". A primeira versão por ser a região uma espécie de feitoria asteca; a segunda por conta de um vulcão local que se acreditava ter uma fonte de água (e que foi responsável pela destruição de Ciudad Vieja, primeira capital que os espanhóis construíram na capitania).
Até a chegada dos espanhóis as terras baixas da Guatemala fizeram parte do principal centro da civilização Maia, do Século IV ao IX. Suas cidades de Tikal e Uaxactun, próximas ao lago Petén Itzá, foram importantes focos de efervescência cultural Maia, em séculos anteriores à chegada dos conquistadores europeus.
Os espanhóis chegaram à região em 1523 e encontraram forte resistência da população local. Mas com a submissão dos astecas, no México, forças espanholas lideradas por Pedro de Alvarado, um companheiro de Hernán Cortés (cujo nome original era Fernando Cortés Monroy Pizarro Altamirano, conquistador do México asteca), desceram para o sul da região para dominar os Maias.
Antes deles chegarem foram precedidos por uma epidemia de varíola, trazida pelos espanhóis, que praticamente exterminou os nativos. Ainda assim houve resistência que foi vencida por Alvarado com a costumeira crueldade que os conquistadores espanhóis utilizavam. A última cidade-Estado maia, Tayasal, só foi tomada em 1697.
Alvarado fundou a cidade de Guatemala, em 1524. Com o assentamento espanhol, o território foi colônia até 1821, ano que obteve sua independência.
Durante o período em que foi colonizada, a Guatemala teve importância no transporte de metais preciosos que saíam do Peru, com destino à metrópole e que passavam pela região central da América, para serem embarcados rumo a Madri. Com isto, a região atraiu um sem-número de piratas e corsários, que além de atacarem os comboios de ouro e prata, cobiçavam madeiras nobres que também eram exploradas pelos espanhóis. Flibusteiros e corsários ingleses se aliavam aos nativos, incitando-os a se rebelarem contra os dominadores, o que causava perdas consideráveis à Espanha.
Na segunda metade do Século XX, uma guerra civil que durou 36 anos trouxe em reboque turbulentos governos civil e militar. Em 1996, foi assinado um tratado de paz que encerrou formalmente com o conflito.
Atualmente, a Guatemala é uma República Presidencialista e é governada pelo presidente Álvaro Colón.
Os estrangeiros são, em geral, bem acolhidos na Guatemala. Quanto a brasileiros, existe um sentimento de simpatia de parte dos locais, que muito admiram certos aspectos da sociedade e cultura brasileiras (futebol, carnaval, música, churrasco e feijoada) .
HINO NACIONAL DA GUATEMALA
Letra e música - Orquestra Sinfônica e Coro Nacional
Interpretado pela cantora guatemalteca Gaby Moreno
LA MONJA BLANCA
Es una de las 35.000 especies con que cuenta la familia de las orquídeas. Fue declarada representativa de la flor nacional, en 1934, por Decreto Presidencial. Desde entonces, esta flor es un símbolo de la paz, pureza y belleza.
Monja Blanca - Flor Nacional |
EL QUETZAL
En la antígua cultura Maya las plumas del Quetzal eran usadas como moneda.
El quetzal, es reconocido como ave nacional de Guatemala simbolizando la libertad, autonomía e independencia. Esta ave da nombre a la moneda nacional. Es la máxima condecoración nacional (Orden del Quetzal).
El Quetzal - Ave Nacional |
LA CEIBA
La Ceiba fuera reconocida como Árbol Nacional simbolizando la vida, perpetuidad grandeza y fuerza, mediante acuerdo gubernativo de 1955.
La ceiba es considerada el árbol sagrado de la vida y, para los mayas, representa la sabiduría.
La Ceiba - Árvore Nacional |
EL ESCUDO DE ARMAS
Son dos rifles (Remington, como se usaban en la época de la revolución liberal de 1871) y dos espadas desenvainadas de oro (símbolo de justicia y soberanía), enlazados con ramas de laurel (símbolo de victoria) sobre un fondo celeste claro; el centro está cubierto con un pergamino, que contiene la siguiente leyenda en letras de oro: «Libertad 15 de Setiembre de 1821», figura en la parte superior un quetzal, como símbolo de la libertad, independencia y autonomía de la Nación.
Escudo de Armas Nacional |
LA MARIMBA
La marimba es un instrumento musical que proviene de Indochina, se desarrolla en Africa, y de allí viene a Guatemala a través de los esclavos negros que son traídos a América. En el siglo XVI, los indígenas guatemaltecos adaptaron la marimba como parte de su conciencia colectiva y luego, los artesanos quetzaltecos la convierten de marimba sencilla a doble.
La Marimba - Instrumento Musical Tradicional |